sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Dança Inclusiva...

No dia 29 de Agosto de 2012, foi realizado a 

I amostra pedagógica com recursos didáticos 
(Socialização de Experiências na Educação Infantil e Educação Inclusiva)

Um dia podemos aprender muito com quem viveu ainda pouco, mas que tem muito a nos ensinar, alunos especiais de todas as formas; especiais por portarem algumas necessidades, especiais por nos mostrarem que a vida é muito mais do que os olhos podem ver.
Eu quanto Professor de Dança sou grato por ter a oportunidade de desenvolver um trabalho dessa magnitude, uma experiência que não se tem palavras para explicar, um sentimento de realização pessoal e uma alegria incontestável.
Convidado mais uma vez para apresentar uma dança com minha aluna mais que especial JORDANA, especial não pela sua necessidade, mas pela sua alegria contagiante, pelo seu carisma, e pelo que ele pode me ensinar mesmo sem saber.
Obrigado Jordana!!!


















segunda-feira, 27 de agosto de 2012

O que é Dança???





Desde 1982, no dia 29 de abril, comemora-se o dia internacional da dança, instituído pela UNESCO em homenagem ao criador do balé moderno, Jean-Georges Noverre.
A Dança é a arte de mexer o corpo, através de uma cadência de movimentos e ritmos, criando uma harmonia própria.
Não é somente através do som de uma música que se pode dançar, pois os movimentos podem acontecer independente do som que se ouve, e até mesmo sem ele.
A história da dança retrata que seu surgimento se deu ainda na Pré-História, quando os homens batiam os pés no chão. Aos poucos, foram dando mais intensidade aos sons, descobrindo que podiam fazer outros ritmos, conjugando os passos com as mãos, através das palmas.
O surgimento das danças em grupo aconteceu através dos rituais religiosos, em que as pessoas faziam agradecimentos ou pediam aos deuses o sol e a chuva. Os primeiros registros dessas danças mostram que elas surgiram no Egito, há dois mil anos antes de Cristo.
Mais tarde, já perdendo o costume religioso, as danças apareceram na Grécia, em virtude das comemorações aos jogos olímpicos.
O Japão preservou o caráter religioso das danças. Até hoje, elas são feitas nas cerimônias dos tempos primitivos.
Em Roma, as danças se voltaram para as formas sensuais, em homenagem ao deus Baco (deus do vinho), e dançava-se em festas e bacanais.
Nas cortes do período renascentista, as danças voltaram a ter caráter teatral, que estava se perdendo no tempo, pois ninguém a praticava com esse propósito. Praticamente daí foi que surgiram o sapateado e o balé, apresentados como espetáculos teatrais, onde passos, música, vestuário, iluminação e cenário compõem sua estrutura.
No século XVI surgiram os primeiros registros das danças, em que cada localidade apresentava características próprias. No século XIX surgiram as danças feitas em pares, como a valsa, a polca, o tango, dentre outras. Estas, a princípio, não foram aceitas pelos mais conservadores, até que no século XX surgiu o rock’n roll, que revolucionou o estilo musical e, consequentemente, os ritmos das danças.
Assim como a mistura dos povos foram acontecendo, os aspectos culturais foram se difundindo.
O maracatu, o samba e a rumba são prova disso, pois através das danças vindas dos negros, dos índios e dos europeus esses ritmos se originaram.
Hoje em dia as danças voltaram-se muito para o lado da sensualidade, sendo mais divulgadas e aceitas por todo o mundo. Nos países do Oriente Médio a dança do ventre é muito difundida; e no Brasil, o funk e o samba são populares. Além desses, o strip-tease tem tido grande repercussão, principalmente se unido à dança inglesa, pole dance, também conhecida como a dança do cano.

domingo, 26 de agosto de 2012

Baixe o CD Coração Cigano

Neste CD vocês encontraram as músicas do próximo módulo das aulas de Dança na ENSF, além de ter um ritmo ótimo para se ouvir.



sábado, 25 de agosto de 2012

Dança Cigana - A magia da sedução

Buscando inovações no mundo e nos ritmos da Dança, o próximo módulo a ser desenvolvido nas aulas de Dança será esse belíssimo ritmo que é a Dança Cigana.
Um grande desafio para mim como professor e para meus alunos que ampliaram seus conhecimentos no mundo da dança.



Criada com passos que misturam, a alegria da Rumba, o molejo da Salsa, a força do Flamenco e o mistério da dança do ventre, a Dança Cigana tem como prioridade despertar a sensualidade e a feminilidade na dançarina.
A Dança Cigana não só faz bem ao corpo, mas também a alma...
Formada por vários ritmos e coreografias diferentes, cada qual com seu significado, num composto de leveza, alegria e sentimentos...
A melhor forma de expressão da cultura e magia desse povo.
Cada movimento e coreografia contam a história dos ciganos e possuem sempre um significado místico e espiritual.
Seus movimentos podem expressar sensualidade, amor, raiva, alegria, ou tristeza com a graça de uma dança bonita, atrativa e muito exótica.
Desenvolve ao dançarino a coordenação motora e pode alongar e fortalecer os músculos.
Também evita o estresse, aumenta a alto-estima e a sensualidade.
Não se sabe ao certo a sua origem, podendo-se dizer assim, que é uma dança mundial, devido ao seu ecletismo nos ritmos e movimentos. Que envolvem gêneros musicais e coreografias de vários países e regiões, como o Flamenco, originário da Espanha, ritmos latinos como a salsa, o merengue, rumba, etc.


Ritmos mais clássicos como os húngaros, russos e italianos. E também os do Oriente Médio e Egito.
Cada coreografia tem seu significado mágico e cultural em que são usados alguns instrumentos para essa representação, por exemplo:
Dança do leque: dança do elemento ar que representa o amor, a sensualidade e a limpeza.
Dança do xale: representa o mistério e a magia do elemento fogo.
Dança da rosa: Elemento terra. Representa o amor, a beleza, a conquista e a sensualidade.
Dança das fitas coloridas: Elemento água representa as lágrimas de alegria e tristeza derrubadas pelo povo Cigano. Não lamento, mas também a comemoração.
Dança do véu: representa o elemento ar e expressa a leveza do corpo e a sensualidade.
Dança das tochas: Mostra a fúria e o poder do fogo através das tochas acesas que reverenciam este elemento.
Dança do pandeiro: Dança dos quatro elementos, denota a alegria e sugere uma festa. Serve também para purificar o ambiente.
Dança dos sete véus: Para os ciganos essa dança representa uma despedida de solteiro. E os véus coloridos representam as sete cores do arco-íris e simbolizam o amor e a sensualidade. As cores dos véus representam os quatro elementos.
Dança do punhal: Elementos ar e terra. Significa lutas, disputas, fúria e pode simbolizar a limpeza do ambiente e do corpo.
Dança dos quatro elementos: Feita com representações dos quatro elementos como: Vela, incenso, jarro d'água e sal. Significa magia e limpeza do ambiente.

Confira neste vídeo a beleza desta dança maravilhosa...

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Abertura do III Show de Talentos - Escola João Paulo II

Queridos Amigos e alunos aqui está o vídeo da nossa belíssima apresentação espero que gostem...

Dia dos Namorados Junino - ENSF


Todos sabem que o único lugar que o “Sucesso” vem antes do “Trabalho” é no dicionário, então a equipe gestora da ENSF pensa mais uma vez em inovar, e promove no mês de junho o Dia dos Namorados Junino, e é claro que nós o Grupo de Dança Sensação não poderíamos ficar de fora desse maravilhoso evento.
Claro que com muito trabalho e dedicação de todos meus alunos, fizemos uma belíssima apresentação de Tango e uma pequena prévia da Quadrilha Pirilampos.
Aproveitem a festa que logo, logo teremos muito que nos preocupar.






quarta-feira, 22 de agosto de 2012

III Show de Talentos – Escola João Paulo II

Na ultima Quinta feira dia 16 de Agosto de 2012, devido ao grande sucesso que alcançamos no São João com a Quadrilha Pirilampos, o Professor Amilton Ramos, nos convidou para que fizéssemos a abertura do III SHOW DE TALENTOS (Sing Your Song) na Escola João Paulo II, com a temática “Língua Inglesa”, com isso o grupo de Dança Sensação se preparou durante algumas semanas para esse belíssimo evento que foi dividido em dois dias; tendo em seu corpo de jurados o Professor e Coreografo Anderson Carvalho (Profº Andy Lima).
A noite foi repleta de emoções, e com o pot pourri preparado pelo Professor Anderson todos puderam apreciar diversas danças como: Dança do ventre, Samba Rock (anos 60), Pop (Michael Jackson), Stripers e sensualidade com músicas de Lady Gaga, Tango e um final triunfante com acrobacias e Pirofagia, além de muitos Portés (Movimentos Acrobáticos para Profissionais).
Quero com isso parabenizar a todos meus alunos pelo belíssimo trabalho desenvolvido e dizer o quanto estou satisfeito com todos.
Parabéns a todos!!!

Quadrilha Pirilampos - Apresentação no Show em frente ao colégio Elizabeth no Bairro 10

Após o grande sucesso da apresentação no Araiá na praça central, fomos convidados a nos apresentar novamente em frente á Escola Elizabeth no Bairro dez em São José da Tapera, e mais uma vez com o entusiasmo que já havíamos nos apresentado repetimos o feito grandioso e o publico foi ao delírio.
Com isso não é surpresa que os gritos e animação do publico nos leve a cada vez buscar fazer o melhor. 
Tudo isso você pode conferir agora: